Estamos no ano do Renovo em nossa comunidade (Igreja Para Todos), e isso me fez lembrar de algo. Pra quem não sabe, já fiz um curso de jardinagem e paisagismo, e me lembrei que renovo foi um dos assuntos aprendidos de forma teórica-prática.
Na jardinagem, renovar o jardim, muitas das vezes, é se empenhar em um trabalho chato de cortar-podar, retirar, remexer, arrancar, plantar, replantar, se sujar, cansar, mas ao final ter um trabalho que você pode dizer valeu a pena todo o esforço.
Quando falamos de renovo em uma árvore, por exemplo, me lembro bem disso, significa cuidar da árvore para que ela desenvolva seu potencial. Lembremos que a natureza nos dá lições incríveis de vida, sabemos que temos as estações que guiam a vida da flora e fauna (tudo bem que, a humanidade-nós, mexemos tanto com a natureza que ela esta simplesmente em desequilíbrio) numa perspectiva equilibrada. Aprendemos na escola que verão significa frutificação, que o outono as plantas perdem suas folhas, no inverno elas adormecem dentro de si, para na primavera renascerem em meio a folhas e flores, um espetáculo de beleza feitos pelo Criador ao Universo.
Na jardinagem-paisagismo temos também formas de renovar as plantas, por vários motivos temos que renová-las, ou pq estão fracas, vítimas de pragas, baixa produtividade, problemas de localização física, e por aí vai. Umas das formas de se renovar são cortar os galhos que estão secos, muito pesados e colocam em risco alguma coisa, uma adubagem correta do solo, assim como revirar o solo para que o mesmo seja oxigenado e as raízes se desenvolvam, algumas das vezes cortamos galhos que não dão nada de bom e só estão a sugar a seiva da planta. Me lembrei que cortar um galho para que o mesmo crescesse com mais força, outras vezes cortamos uma parte da árvore para que uma que estava escondida venha crescer, e a também os casos em que usamos uma técnica chamada de enxertia, pegamos o galho de uma outra árvore, da mesma família, e enxertamos em outra árvore, ambas as partes se adaptam, e a receptora alimenta a parte enxertada e essa por sua vez em resposta se desenvolve ligada a receptora.
Este é o Ano do Renovo em nossas vidas! Ano de se cortas mágoas, ano de podar hábitos ruins ao Templo do Espírito Santo, tempo de revirar o solo do conhecimento e se alimentar das coisas boas da vida, tempo de se enxertar (ligar) a Cristo e seu Corpo, tempo de sentir a chuva, o derramar da água viva do Santo Espírito em nossos corações, renovar para que as flores e frutos do perdão nasçam e amadureçam em nossos corações.
Um dia nossa vida foi um solo, no qual a semente das Boas Novas foi plantada, ela morreu, mas depois ressuscitou e nasceu, mas chega um momento em nossas vidas, de firmamos raízes, como acontece na natureza. Sofremos um renovo de pensamentos, condutas e vidas, qualquer árvore por mais antiga que seja, como os carvalhos americanos que senão me engano estão lá nos EUA a mais de séculos, em todas as estações renovam suas folhas. E nós cristãos e cristãs também precisamos renovar nossa fé em Cristo, por meio das Suas verdade, do Seu Amor e de nossos relacionamentos com o próximo.
Se permita renovar!! Que este mover de Deus em nossas vidas continue, para sermos árvores fortes, plantadas juntos ao rio da vida. Que o nosso fruto seja o fruto da vida eterna, que nossas copas ofereçam sombra e refúgio aos que necessitam. Que as flores da vida dos filhos e filhas do Criador sejam mais do que a visão de algo bonito, que elas perfumem o ar. E que nossas folhas e sementes cheguem a outras terras, e quando ao caírem no solo, alimentem o mesmo, empobrecido pelo pecado, e nasçam as sementes trazendo vida e um renovo ao mundo.
Viva o Ano do Renovo! Se permita!
Abraços,
Diego Oliveira
Agradecimentos a Fernanda Cavotti pelas correções...